O início das aulas, no Ambiente de Educação e Tecnologia, foi bem agitado, no início os alunos estavam um pouco perdidos em relação ao grupo que pertecem, visto que no começo da aula precisaram sentar em grupo para iniciar novamente os trabalhos.
Algumas professoras, que desconheciam a propostas do Projeto de Educação e Tecnologia, sugeriram a remontagem dos grupos, pois acreditam que por afinidade alguns grupos não estão funcionando. Acatei o pedido e deixei a critério da professora da sala regular a montagem dos novos grupos apenas na sala dela.
A apresentação dos blogs da professora mediadora e dos alunos atraíram a atenção de todos, porém apenas um blog de aluno está com o comentário da professora que é do 5° ano A. Iniciei novamente as aulas chamando a atenção de todos inclusive dos professores para postarem comentários nos blogs dos alunos.
O segundo momento da aula, foi ensinar os alunos a criarem um email no gmail para comentarem os seus próprios blogs, esse sem dúvida foi um trabalho árduo, pois muitos alunos não conhecem ainda a linguagem da internet e precisei me virar em várias orientadoras para tentar construir os emails dos grupos. A minoria dos grupos conseguiram terminar e construir o email, mesmo porque, necessitava de um aparelho celular para confirmar sua conta de email.
Como demandamos nossos esforços para fazer os emails, ficamos sem tempo para então fazer a dinâmica de grupo, mas não faz mal não, faremos a dinâmica na próxima aula.
Um dos aspectos negativos que considerei grave com as turmas em que faço a mediação das aulas, foi simplesmente, o barulho que os alunos fazem, muitos não conseguem digitar o site ou o blog e entram em desespeiro coletivo, mas esse é um problema que será sanado durante o processo de aprendizagem.
Por Fabiana Alexandra
Mediadora do Projeto de Educação e Tecnologia
EMEF Cecília Meireles