Iniciamos as aulas nas turmas dos 4° anos A e B e 5° anos A, B, D e E com um trabalho em grupo de pesquisa por parte dos alunos e em suas respectivas turmas. Nesse primeiro momento, cada grupo recebeu a comanda de elaborar uma pergunta, tiveram tempo para a elaboração da mesma e em seguida, puderam socialisar as perguntas para os colegas de turma, no intuito de que classificassem tais perguntas em abertas e fechadas.
Os alunos também tiveram um tempo para pensar e analisar objetos e imagens na internet, com o objetivo de aguçar mais ainda a curiosidade aflorada que já possuem. Após, retomaram os trabalhos em grupo novamente para ver se mudariam as perguntas ou melhoravam a escrita para deixá-las mais claras.
Ao término, todos socializaram as dúvidas e seguimos a aula com as intervenções sobre a opinião da classe entre perguntas abertas e fechadas.
Para conseguirmos classificar as perguntas, tive enquanto mediadora, de intervir no processo de construção, pois em algumas salas os alunos ainda achavam que os temas eram os mesmos dos seminários. Nesse momento, entrei com intervenção usando indagações para que os alunos se situassem na aula, pois além da dificuldade de concentração que as turmas apresentam, contamos ainda com vários imprevisto, como: barulho do intervalo, crianças de outras turmas batendo na porta, barulho das crianças que vão ao banheiro e agora todo o som da sala de vídeo que fica grudada na sala de informática.
As crianças do 1° ano A, são bem curiosas e gostam de se expressar oralmente sobre as pesquisas realisadas no laboratorio de informática e suas vivências, nossas descobertas estão acontecendo a cada encontro e eles já possuem motivação própria e natural para pesquisadores.
Por Professora Fabiana Alexandra
Ambiente de Educação e Tecnologia
EMEF Cecília Meireles
Nenhum comentário:
Postar um comentário